Nas II Vésperas de Santo Agostinho aconteceu a vestição dos novos Noviços da Canonia de Montes Claros, os noviços passaram pelo período do Postulantado e foram aprovados para esta nova etapa de formação.

Confira a Reflexão que Côn. Michel Valério dirigiu aos Noviços Canônicos

Queridos irmãos, Angelo, Paulo e Victor, a nossa comunidade, depois do discernimento vocacional ao longo do tempo de postulantado que vocês fizeram, acolhe hoje, com alegria este pedido que vocês fizeram de uma experiência mais profunda, mais intensa de nossa vida religiosa. Vida a nós legada pelo nosso Pai São Norberto, e fundada na citação dos Atos dos Apostolos, da comunidade primitiva, como foi entendida, recriada e atualizada por nosso Pai Santo Agostinho.

No rito de ingresso de nossa vida premonstratense, está esse gesto singelo da vestição do nosso hábito religioso, que recorda o propósito da nossa vida cristã, advinda da Graça do Senhor em nosso batismo, que São Paulo nos propõe ser atualizada dia-a-dia na nossa caminhada, como discípulos e missionários do Senhor Jesus: despirmo-nos do homem velho e revestirmo-nos do homem novo, criado na justiça e na santidade de vida.

Por isso nosso Pai Norberto nos legou, da sua espiritualidade, a sua proposta profunda de vivencia do Mistério da Encarnação de Cristo, como expressão da Sua e da nossa comunhão com a realidade de vida dos irmãos, com os quais ele se solidarizou, e dos quais ele se sobrecarregou das dores e enfermidades, para plenificá-los de Sua vida.

Nosso hábito religioso não é uma indumentária de aspecto apenas exterior, ele revela as intenções do nosso interior e a nossa capacidade de entrega total à vontade de nosso Deus. Receber nosso hábito religioso significa se comprometer com tudo que ele representa, recebê-lo nos traz mais deveres do que direitos, mais obrigações do que privilérios, menos glamour e mais humildade. Não se envergonhem do nosso hábito, mantenham-nos o mais branco,mais alvejado possível. Não o banalizem.

Com alegria nos os acolhemos em nossa comunidade, e nos unimos em oração, para que a graça do Senhor os sustente neste propósito de viverem bem o tempo do noviciado. E o Senhor que iniciou em vocês essa boa obra, a leve a bom termo, até o dia do Cristo Senhor. Sejam generosos e colaboradores da obra do Espírito Santo em vocês. Vôces experimentarão de uma maneira toda particular, a vivência tão rica que é o noviciado, oportunidade que, talvez nunca mais, terão na vida, é um tempo privilegiado de discernimento, crescimento na fé e conhecimento dos tesouros de 900 anos de história de nossa ordem religiosa. Dediquem-se de modo absoluto à escuta de Deus e dos Seus movimentos internos, no próprio coração, para poderem dar total atenção e fiel e generosa resposta aos apelos do Senhor.

Empenhem-se em viverem cada dia mais intensamente o projeto de vida cristã, numa identificação cada vez maior com o Cristo, pobre, casto e obediente, o Cristo que fez tudo por todos, um com o Pai, um com os discípulos e um com os irmãos.

Que nossos Pais Santo Agostinho e São Norberto sejam um referencial no qual vocês deverão espelharem-se  a partir de agora, sempre: nos dois, na inspiração de vida, na espiritualidade, alimentem-se de nossa caminhada premonstratense, especialmente, atentos a proposta do Evangelho de Cristo, na instrução dos apóstolos, na regra de Santo Agostinho e nas constituições de nossa ordem. E que o Espírito Santo os ajude a serem para todos nos, seus irmãos, um convite de renovação nesta caminhada, que só se completará no dia do Senhor.

Que Deus os abençoe e fortaleça. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *