por ocasião dos 900 anos da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses

Mensagem na Noite do Natal de 2021
900 anos de fundação da Ordem Premonstratense.

Se pautarmos a nossa escolha de vida pela firme confiança de que a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos nós, homens, conseguiremos como ouvimos na segunda leitura da carta de São Paulo a Tito, abandonar a impiedade e as paixões mundanas e viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade. Estes sentimentos propostos pelo poder da graça de Deus atuante em nós, se tornaram um verdadeiro luxo para o tempos atuais. Vivemos sempre desafiados a dar novas respostas, encontrar o justo equilíbrio, buscar a saúde mental em meio a todo um caos do chamado novo normal. Como cristãos fiéis e, especialmente, como consagrados, assim como nos ensina o apóstolo São Paulo, aguardamos a feliz esperança e a manifestação da glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Esta espera não pode, no entanto, nos estagnar, acomodar ou paralisar, pelo contrário, deve ser dinâmica, ousada, inovada e duradoura.


Se Cristo se entregou por nós para nos libertar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem, precisamos, urgentemente, buscar sempre esta pertença, lutar sempre pelo bem, e nos entregar com confiança a Ele, como ele se entregou por nós. Sem reservas, permitamos que o poder de Deus faça de nossa consagração uma pertença definitiva, um bem sem limites, uma entrega que seja plena.
No santo Evangelho desta noite, segundo São Lucas, dói no coração pensar que o Emanuel, Filho do Deus Vivo que veio nos visitar não encontrou lugar digno para sua habitação. Ele surpreendeu a todos quando enrolado em faixas foi colocado por sua mãe numa manjedoura. É claro que, de acordo com as sagradas escrituras, nenhuma moradia sobre esta terra seria digna do nosso Salvador. Até mesmo o rei Davi, poderoso e majestoso, fez essa proposta, mas foi igualmente surpreendido por Deus, porque na verdade Deus é que lhe deu uma morada. A singeleza da manjedoura recorda a simplicidade de nossos corações, a pequenez de nossas almas, a finitude de nosso alcance. Nós é que fomos alcançados por Deus, abraçados por ele, iluminados pela sua luz.
São Norberto, mergulhando profundamente no mistério do Santo Natal, deu-nos como presente uma ordem religiosa que completa, nesta noite santa de 24 de dezembro de 2021, 900 anos de fundação. São Norberto e os primeiros religiosos que fizeram seus votos no altar de Prémontré, se fizeram pequenos, abriram seus corações, se entregaram de verdade, foram alcançados pela luz do menino-Deus. Deste nobre, corajoso e admirável gesto nasceu nossa Ordem religiosa. Que alegria, comemorarmos, todos os anos, à luz do Natal e, especialmente hoje, 900 anos de história, o nascimento de nossa comunidade. Assim, podemos pensar e reviver a origem de nossa Ordem juntamente com a encarnação do verbo. Isso revela o quanto nosso Pai fundador estava intimamente ligado ao sentido pleno do Natal, que faz nascer em nosso coração o desejo de um tempo novo, tempo de paz e de justiça, de fraternidade e união, tempo de esperança sempre renovada, tempo de gratidão pelo grande presente que foi dado a nós na singeleza da manjedoura.


Os pastores que, naquela região, passavam a noite nos campos cuidando do rebanho, ficaram com muito medo ao verem o anjo do Senhor que os envolveu em luz. E hoje, no dia desta grande celebração, cheia de luz, glória e esplendor, o que nos amedronta, paralisa, ou impede de ter alcance do grande milagre da presença de Deus que se renova todos os dias em nossas vidas? O que nos impede de nos alegrarmos com o grande anúncio de que nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo Senhor? Quais são os sinais mais evidentes que nos motivam a cantar louvores a Deus pela paz, a misericórdia e o verdadeiro amor que veio nos visitar?
Queremos unidos, como irmãos, seguir os passos de nosso Pai São Norberto, que nos transmitiu o carisma, a beleza e a história de nossa ordem premonstratense, que nasceu também do presépio e deu frutos duradouros e tão abundantes que chegaram até nós. Hoje, somos os responsáveis pela continuidade desta história, os guardiões e anunciadores do verbo revelado na gruta de Belém. Quanta alegria, quanto beleza, quanto amor, quanta história, quanto mistério, quanta responsabilidade nos foi confiada! Sigamos juntos os caminhos da bondade, anunciando que ‘hoje nasceu para nós um Salvador que é Cristo Senhor’. Ele não pode ficar escondido, pois foi revelado em plenitude como misericórdia eterna do nosso Deus.


De Premontre a Montes claros, de Montes Claros até onde Deus permitir, ao celebrarmos os 900 anos da ordem premonstratense, alegra-se o coração de nossa família Norbertina. Que prossigamos alicerçados no sonho de nosso Pai fundador, São Norberto, dando continuidade a sua obra magnífica e fortalecendo as novas vocações, na mesma fé, no mesmo ânimo e na mesma busca, tendo sempre como centro de nossas vidas o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo regado pela força do carisma norbertino e pelo poder da entrega e confiança em Deus pela nossa consagração.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cônego Michel Junior Válerio

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *