Feliz Natal do Priorado

Queridos confrades, nos preparamos durante as quatro semanas do advento para este dia tão especial. Esta expectativa gera em nós um coração singelo e amparado, uma fé robusta e necessária, um desejo profundo de um encontro verdadeiro com o Filho de Deus que veio nos encontrar. Bem sabemos que não é fácil sentir com o coração,integralmente, todo o encanto e beleza do Natal. São necessários sensibilidade e comprometimento muito apurados que nem sempre conseguimos alcançar.

O bom é que, mais uma vez, temos a oportunidade de contemplar, imitar e viver mergulhados neste mistério tão profundo do santo Natal.  É uma realidade que faz parte de nossas vidas e que, sempre mais, nos faz perceber a generosidade de nosso Deus que se deixa alcançar, revelando-nos seu filho. O mistério do verbo encarnado é a motivação maior da nossa fé, e compreendê-lo, como luz que nos liberta das trevas, evidencia que este sol generoso que nos veio visitar é, de fato, o centro de nossas vidas e o norte orientador de nossa existência.

São Norberto, mergulhando profundamente no mistério do Santo Natal, deu-nos como presente uma ordem religiosa que completa, nesta noite santa, 898 anos de existência.  São Norberto e os primeiros religiosos fizeram seus votos no altar de Prémontré. Deste nobre gesto nasceu nossa Ordem.  Que privilégio, comemorarmos, todos anos, a origem de nossa Ordem juntamente com a encarnação do verbo. Em poucos anos nós celebraremos o grande Jubileu dos 900 anos de história de Prémontré.  Isso revela o quanto nosso fundador estava intimamente ligado ao sentido pleno do Natal, que faz nascer em nosso coração o desejo de um tempo novo, tempo de paz e de justiça, de fraternidade e união, tempo de esperança sempre renovada, tempo de gratidão pelo grande presente que foi dado a nós na singeleza da manjedoura.

Que unidos, como irmãos, sigamos os passos de nosso Pai São Norberto, que nos transmitiu o carisma, a beleza e a história de nossa ordem premonstratense, que nasceu também do presépio e deu frutos duradouros e tão abundantes que chegaram até nós. Hoje, somos os responsáveis pela continuidade desta história, os guardiões e anunciadores do verbo revelado na gruta de Belém. Quanta alegria, quanto beleza, quanto amor, quanta história, quanto mistério, quanta responsabilidade nos foi confiada! Sigamos juntos os caminhos da bondade, anunciando que ‘hoje nasceu para nós um Salvador que é Cristo Senhor’. Ele não pode ficar escondido, pois foi revelado em plenitude como misericórdia eterna do nosso Deus.

UM FELIZ E SANTO NATAL PARA TODOS!

Cônego Michel Júnior Valério, O.Praem

Prior de Regimine da Canonia de Montes Claros

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *